Fonte: https://industriahoje.com.br/
O ano de 2020 no Brasil foi um ano de reinvenção. Com a pandemia, a indústria brasileira se viu abalada, principalmente empresas que ainda estavam num processo de modernização. E o que esperar da indústria em 2021 no Brasil?
Segundo pesquisa da CNI em 2020, o que se tem é esperança. No levantamento, 62% das indústrias acreditam que o faturamento vai aumentar este ano, um resultado embalado pela recuperação do setor.
Contudo, é esperado que o crescimento industrial em 2021 seja lento. Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre a indústria brasileira atual!
A produção industrial brasileira teve, no começo de 2021, um resultado positivo com crescimento de 0,4% de dezembro para janeiro, segundo IBGE. Na média móvel trimestral, cresceu 0,8%, e em comparação com janeiro passado, cresceu 2%.
De maio do ano passado até janeiro deste ano, a produção acumulou um crescimento de 42,3%. Isso eliminou uma perda de 27,1% em março e abril, época de início do isolamento social.
Em questão de segmentos da indústria, na passagem de dezembro para janeiro, 11 das 26 pesquisadas tiveram alta.
Contudo, a indústria brasileira atual não é tão animosa assim. No acumulado de 12 meses, a produção teve queda de 4,3%. Além disso, o setor ainda se encontra 12,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.
“Em fase de recuperação da atividade após a fase mais aguda da pandemia de COVID-19, a indústria espera faturar mais em 2021.” (Agência Brasil, pesquisa da CNI)
De acordo com a pesquisa da CNI, 30% das indústrias ainda estão faturando menos que no período pré-pandemia. Contudo, 49% estão faturando mais que no segundo mês do ano passado.
Em parte, isso é resultado de certas mudanças que algumas indústrias passaram antes da pandemia. A Braniva, da indústria mecânica, se manteve bem durante essa época, prestando várias soluções mecânicas modernas e confiáveis a outras indústrias.
E o que esperar da indústria brasileira atual em 2021?
Segundo levantamento da CNI, várias estratégias foram adotadas pela indústria brasileira no enfrentamento da crise. 40% das empresas buscaram novos fornecedores no Brasil, de forma a enfrentar dificuldades na importação de insumos.
39% compraram novas máquinas e equipamentos, enquanto 30% adotaram novas técnicas de gestão da produção. Por fim, 20% investiram em novos modelos de negócio.
Enquanto a pandemia permanecer, é esperado que algumas dessas estratégias continuem sendo tomadas.
É esperado que cada vez mais sensores e plataformas façam parte das indústrias, de forma a conectar maquinários e produtos. Dessa forma, a produção na Indústria 4.0 é mais otimizada, produzindo dados sobre os processos produtivos.
Além disso, permite a produção de produtos customizáveis, reduz desperdício e ajuda na análise de dados. Algumas tecnologias da Indústria 4.0 são:
Com essas tecnologias, é possível o crescimento industrial em 2021!
Nunca esteve tão em pauta dentro da indústria no Brasil a questão da sustentabilidade na fabricação industrial. Com o Brasil em foco e maior exigência do consumidor, é esperado o uso de técnicas e métodos sustentáveis.
Com isso, se produz materiais ecológicos e se preserva recursos naturais. Para muitas empresas, isso vai ser um diferencial competitivo.
Com o cenário que o Brasil passa, é esperado que exista uma gestão mais humanizada de todo o processo industrial. Dessa forma, haverá uma preocupação maior para que o colaborador consiga equilibrar suas atividades e necessidades.
Com isso, é possível aumentar a expectativa de produtividade. Uma das ações para essa gestão humanizada é o aumento do endomarketing. Outra é o uso das novas tecnologias, de forma a deixar a rotina mais produtiva.
Apesar de não ser negativo, o crescimento industrial ainda será lento. A pandemia ainda persiste no Brasil e as empresas ainda buscam formas de se manterem antes de pensarem em crescer. O começo desse ano ainda será um processo de recuperação.
Então, o que esperar da indústria em 2021 no Brasil? Mudanças – e para melhor. Para passar por essa crise, as empresas deverão mudar e melhorar seus processos industriais!